terça-feira, 12 de abril de 2011

Cave Wines apresenta a linha Canepa


Meninas e meninos,

De volta às postagens, depois de um tempinho ausente em virtude de afazeres fora do Brasil, afazeres estes, claro, ligados aos vinhos e à gastronomia, e que me tomaram algum tempo e me distanciaram um pouco dos leitores deste veículo, vou correr atrás do tempo, e tentar postar tudo com a maior brevidade.

Começo com a degustação e almoço que os amigos Cláudio Schleder, um exemplo de múltiplos fazeres e saberes, e sua ajudante de ordens, Danielle Vieira organizaram para que a Cave Wines, a nova importadora dos vinhos Canepa, cujo diretor e também amigo André Maculan, nos proporcionou, jornalistas especializados e este que vos escreve.

Em 1914 o italiano Giuseppe Canepa sai da Itália procurando novos horizontes no Chile e já em 1930, Jose Canepa Vaccarezza funda a primeira bodega Canepa em Valparaíso.

Com a linha Finíssimo ganha vários prêmios e já em 1990 seu primeiro exemplar do rótulo Magnificvum, seu vinho ícone vai ao mercado.

Desde 2007 a parceria com a Conha Y Toro, numa aliança estratégica bem feita, propiciou o crescimento ainda mais significativo da linha Canepa, acrescentando novas cepas aos rótulos Genovino.

O enólogo Chefe Javier Solari, muito conhecido e conceituado, tem feito um trabalho de aprimoramento em toda a linha de vinhos da empresa. Degustamos os vinhos, não necessariamente nesta ordem.

-Finísimo Sauvignon Blanc leve e frutado, algo mineral cítrico, até parece ter passado um leve tempo em madeira, devido seu amanteigado.

-Reserva Sauvignon Blanc

-Reserva Pinot Grigio, leve e fresco como convém aos vinhos desta cepa, bom para degustar sem preocupações e com entradinhas e petiscos leves.

-Magnificvm Cabernet Sauvignon, top de linha tem corte de 97% Cab Sauvig e 3% Cab Franc, passando por barricas francesas por 18 meses, equilibrado em acidez e álcool (14,5%), lembra o chocolate, frutas maduras, um toque de café.

-Genovino Carignan, muito bom, passa por 14 meses em madeira, com 14,5% de álcool conserva sua maciez e equilíbrio, sutil floral e boa persistência em boca.

-Finíssimo Cabernet Sauvignon, corte de 85% Cab Sauvig e 15% Syrah, que o deixa mais achocolatado, passa 14 meses por madeira apresenta-se com especiarias, devido à Syrah, muito bom com as morcillas, que são bem temperadas e com especiarias.

-Reserva Cabernet Sauvignon, corte de 90% Cab Sauvig e 10% Carmenere, passa 8 meses em madeira, bom para acompanhar carnes brazeadas.

Deixei o Reserva Carmenere por último por ter sido o que mais me agradou no todo, também levando em conta seu preço da ordem de R$45,00.

Corte de 85% Carmenere e 15% Cab Sauvig, passa 8 meses em madeira, frutas maduras, algo de cogumelos, sutil mentolado, equilibrado em seus 13,5% de álcool e taninos, que aparecem, mas macios, ideal para carnes vermelhas em geral, em cocções com molhos ou só assadas e brazeadas. Como é muito variado em seu espectro olfativo, experimentei com morcillas, e ficou ótimo, assim como o Finíssimo Cab Sauvignon.

Canepa Winery


Cave Wines


Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão

4 comentários:

Anônimo disse...

Canepa tem excelentes vinhos! Eu amo Finisimo Cabernet Sauvignon!

Tomas

Anônimo disse...

Excelente!

Álvaro Cézar Galvão disse...

Tomas, são vinhos realmente muito bons.
Obrigado
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão

Álvaro Cézar Galvão disse...

Infelizmente o comentário que também acha os vinhos Canepa excelentes não veio assinadao, mas mesmo assim obrigado sempre!