sábado, 2 de abril de 2011

Degustação de vinhos do grupo Matarromera


Meninas e meninos,

Faz alguns dias, estive como convidado da Grand Cru, para uma degustação com os vinhos do Grupo Matarromera, da Espanha.

A degustação se deu na loja da Ione Fiuza, antiga conhecida minha, e que hoje é franqueada Grand Cru, com uma loja linda e de muito bom gosto.

A apresentação dos vinhos foi feita pelos representantes da Matarromera que lá estavam, Remi Sanz, diretor de comunicação e Gabriel Martinez do departamento de exportação para a área da América do Sul, claro que também não faltaram a eficiente e linda Camila Perossi, responsável pela assessoria de imprensa e o amigo Nicolás Torres, que só pelo sobrenome já indica o quanto entende e gosta dos vinhos, e que faz o marketing de relacionamento.

Passando aos vinhos, degustamos da Bodega Emina, em bajo Duero, onde funciona um moderníssimo centro de estudos vitivinícolas, que recebe ao menos 30% de todo o faturamento do grupo para investimentos em estudos:

-Emina Verdejo 2009, com aromas frutados, algo herbáceo, confirmados em boca, com boa acidez, persistência média, bom para entradas, petiscos, tapas e peixes e frutos do mar.

-Emina Prestígio 2006, da uva Tempranillo, lá chamada de Tinta del País, com passagem por barris de carvalho francês de tostagem media por 16 meses, e que não indicava a idade que tinha por seu visual.

Com 14,5% de álcool, equilibrado com os taninos e acidez, esta, aliás, muito presente, trouxe aromas de frutas maduras, um floral lembrando a mel, e muitas especiarias como cravo, noz-moscada, canela.

Em boca se sobressaiam em primeiro plano as ameixas pretas em conserva, bons taninos, ainda presentes e acidez muito boa. Ótimo para preparações de caças, carnes vermelhas grelhadas, cordeiro.

Já da Bodegas Matarromera, também D.O Ribera del Duero, degustamos dois vinhos:

-Matarromera Crianza 2007 - 100% Tempranillo, 12 meses de passagem por barris de carvalho americano, com frutados, algo do tostado e fumo, café, em boca confirmados, e mais um certo doce. Muito boa acidez, taninos ainda aparecem, mas sedosos, bom para gastronomia, com carnes e molhos.

-Matarromera Reserva 2005 - 100% Tempranillo, este com 16 meses de madeira, muito elegante e equilibrado, frutas e especiarias, ameixas e cerejas em boca. Café, chocolates, após algum tempo aparecem, e sutil floral.

Bem longo em persistência, este vinho agrada em cheio, ótimo para as caças, carnes mais robustas mas sem preparações com molhos, pois a meu ver, estes poderiam sobrepor-se ao delicado deste vinho em equilíbrio.

Foi o meu vinho preferido do painel, e que depois, o Remi disse ter sido o vinho servido nas bodas do casal de príncipes faz alguns anos.

Além de alguns bons amigos que também lá estavam, não posso deixar de mencionar que vi e abracei o casal de amigos Bebel Baeta e Sebastian Puglia, que fazia tempo não via.

Pena que tive que sair correndo por um motivo muito prosaico, mas imperativo: era dia de meu rodízio e o horário estava quase na bandeirada final.

Grand Cru


Grand Cru- filial Jardim Paulista

Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 3780 Jardim Paulista - São Paulo SP

11 3051-3731


Até o próximo brinde!


Ákvaro Cézar Galvão

Um comentário:

Espaço Gourmet disse...

Álvaro Querido!

Também ficamos felizes em reencontrá-lo!

Grande beijo,

Bebel & Sebastian