segunda-feira, 18 de abril de 2011

Degustando o vinho preferido da casa real espanhola.


Meninas e meninos,

Recentemente estive a convite das meninas mais que competentes da Tema Assessoria, capitaneadas pela sempre linda Silvana, em uma degustação, onde o representante da Bodegas Vizar, o bem humorado Alberto Escribano, nos brindou com seus vinhos.

Os vinhos da Bodegas Vizar estão sendo importados pela Casa do Porto, e em uma degustação seguida de almoço, o Alberto nos mostrou e contou sobre seus vinhos.

A Vizar se encontra em uma localização privilegiada, com a D. O Tierra de Castilla y Leon, cercada de outras grandes e reconhecidas bodegas, às margens do rio Duero, em uma zona conhecida como “dourada”, com clima e solos ideais para a vitivinicultura. São 80 ha de vinhedos onde as variedades Tempranillo, Syrah, Merlot e Cabernet Sauvignon dão excelentes resultados, onde para seu próprio uso, utilizam menos da metade da área.

Sem se descuidar do seu patrimônio onde o ser humano e o profissional se reúnem, dispõem de infraestrutura moderna e de alta tecnologia, o que permite à Vizar lograr êxito em seus vinhos, sem jamais se esquecer da tradição que uma das melhores zonas vinícolas pode proporcionar. “Nossa bodega entende o vinho não só como um produto, mas também como elemento de união entre as pessoas, e os mesmos são uma união perfeita para compartilhar momentos agradáveis na companhia das pessoas que realmente importam, facilitando estes momentos” diz Alberto. Degustamos:

-Elbo 2009, um vinho jovem 100% Tempranillo, com 13,5% de álcool, leve equilibrado e fácil.

-Vizar 2007 Cinco meses(tempo da passagem por madeira), corte de Tempranillo(90%) e Merlot(10%), com empireumáticos no nariz(advindos do tostado dos barris), estagia 5 meses em barris, com boa acidez e taninos idem.

-Vizar 2006 Doze meses, corte de Tempranillo(85%) e Cab.Sauvignon(15%), austero sem perder a elegância, equilibrado em álcool(13,5%), acidez e taninos, com muita fruta, algum floral, sutil mineral que se perde com o tempo em taça, e madeira na medida que não apague o frutado, mas se faça sentir.

-Vizar Selección Especial 2006, um meio a meio Syrah e Tempranillo, com as especiarias e dulçor da Syrah, as frutas da Tempranillo, perde um pouco em acidez talvez devido à Syrah, mas com taninos macios, em boca confirma as especiarias, um toque de cogumelos e de salumeria.Passa 14 meses em barricas francesas e tem 13,5% de álcool. Produz cerca de 6000 garrafas.

-Vizar Syrah 2007, com 13,5% de álcool, muitas especiarias em boca e no olfato, uma deliciosa casca de laranja confitada(lembra aquelas casquinhas em palitinhos, servidos para mexer o café), muitas frutas maduras e em compota, bem encorpado e ainda mostrando taninos, que em conjunto com a madeira(14 meses) deixam um retrolfato de chocolate amargo. São poucas garrafas produzidas, cerca de 3000, aliás, toda a linha tem a característica de não produzir em larga escala.

Almoço servido;

-Couvert variado,

-Magret de pato com cassis, purê de mandioquinha e farofa de castanha do Pará, ficou esplendido com o Vizar 12 meses, uma harmonização muito boa mesmo.

-Lombo de cordeiro com crosta de chá de menta, massa recheada com batatas e queijo Gouda. Uma harmonização difícil devido ao chá e ao recheio da massa, mas que o Vizar Selección Especial 2006, e o Elbo 2009, dois estilos diferentes entre os vinhos provados, não fizeram feio, aquele pelas especiarias e corpo devidos à Syrah e este pela acidez e frescor marcados.

Meu vinho preferido foi o da foto, o Vizar 12 meses.

Ao final do almoço, o Alberto me presenteou com uma garrafa do Vizar Syrah, o vinho preferido da casa real espanhola, mas que teria que busca-lo quando em visita à Bodega, só que no “documento” assinado por ele, a validade do brinde é de apenas 30 dias....pode isso?

Bodegas Vizar


Casa do Porto


Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: