sexta-feira, 15 de abril de 2011

Harmonizar é fácil, mas é preciso prática.


Meninos e meninas,

Falo muito em harmonizações enogastronomicas, afinal esta é minha atividade favorita dentro do universo dos vinhos e gastronomia.

O ato de degustar melhor, tanto a gastronomia quanto o vinho é uma arte que se aprende em pleno exercício prazeroso, conquanto tenhamos algumas regrinhas básicas, sempre deve prevalecer o gosto pessoal.

Para harmonizarmos sobremesas, devemos primeiro saber que estas devem ser menos doces que os vinhos, pois se isto não ocorrer, dificilmente teremos êxito.

Vinhos de sobremesa são os que contêm uma quantidade grande de açúcar residual, normalmente acima dos 50 ou 60 gr/l.

Há vinhos ditos de sobremesa de advindos de várias vinificações diferentes, desde os Late Harvest, onde se utilizam as uvas quase passas, secas no pé, isto devido à tardia colheita, até os que são fortificados, ou seja, são adicionada na vinificação aguardente vínica, que faz com que a fermentação alcoólica pare sem terem as leveduras, consumido todos os açúcares, por isto mesmo, tornam-se mais doces, passndo também pelos espumantes.

Para as harmonizações com bolos, tortas, frutas e sorvetes, até que há algumas mais opções de vinhos, desde os mais frescos e gasosos como os espumantes tipo Asti ou Moscatel, passando-se pelos colheitas tardias, até os mais complexos dos fortificados.

Mas quando encaramos uma sobremesa onde o chocolate sobressaia, então precisamos tomar mais cuidados, pois estes quase que impermeabilizam o palato, em virtude da gordura neles contida. Ficam bem com vinhos do Porto Ruby, LBV, Vintage e com alguns Tawnys.

Também vão muito bem com os famosos licores de Tannat uruguaios.

Que tal começarmos a experimentar as sensações de termos uma sobremesa harmonizada com vinhos?

Na foto, uma sobremesa à base de sorvete de baunilha, com calda de chocolate, morango e uma massa folhada com mel, que ficou ótima tanto com um Porto Tawny( a taça da direita), quanto com um Porto LBV.

Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: