terça-feira, 19 de abril de 2011

Finca Decero-Remolinos Vineyards Argentina

Meninas e meninos,
Juan Marcó, CEO da Finca Decero, em degustação de seus vinhos, avisa que um dos rótulos que eu mais gostei da cepa Petit Verdot, o Landélia, não está mais sendo comercializado por estratégia comercial da empresa.
Eu conheci os vinhos Landelia em 2009, apresentado aos rótulos pela Ana Import, o braço vínico do Bel Marques, crooner da banda Chiclete com Banana, e cuja esposa é a Ana Marques, que dá nome à empresa, e fiquei logo fã.
Mas não fiquei à ver navios, como diriam os mais velhos, pois o rótulo Decero Remolinos Vineyards Mini-Edición Petit Verdot está magnífico.
Thomas Schmidheiny, proprietário, sempre sonhou em construir uma vinícola com a máxima expressão em tecnologia, mas sem estar baseada em conceitos baseados na tradição ou pré-concebidos, mas pela pura paixão aos vinhos.
Iniciada do zero, como diz no nome, desde o início foi adotada a prática sustentável em seus vinhedos com 150 há plantados de um total de 200ha, localizados na região de Agrelo, a 1050 metros de altitude.
Três classes de rótulos traduzem a finca:
Decero Clássico com Malbec; Cab Sauvignon e Syrah.
Decero Mini Ediciones, provenientes de mínimas parcelas.
Decero Amano, onde tudo é cuidado manualmente e o Top de Gama.
Degustamos os seguintes vinhos:
-Decero Remolinos Vineyards Syrah 2007, amplo em aromas e sabores, com pimenta do reino, floral e especiarias no olfato, em boca o chocolate, especiarias, sutil casca de laranja lembrando algum cítrico. Boa acidez, álcool 14,5% e passagem por barris de carvalho francês pelo menos 14 meses, sendo que 30% deles novos.
-Decero Remolinos Vineyards Malbec 2008, com olfato de tostados, fumo e frutas, confirmados em boca. Álcool 14,5% e estágio em barris semelhante ao Syrah.
-Decero Remolinos Vineyards Cabernet Sauvignon 2008, aromas de coco, apesar de ter passagem por barril semelhante aos anteriores(explicou Juan que o tostado de seus barris é diferente do usual).
-Decero Remolinos Vineyards Mini-Edición Petit Verdot 2008. Fazem este varietal aproveitando a qualidade da uva Petit Verdot, já uma parte delas entra no corte do vinho Top da vinícola. Neste vinho já temos um diferencial quando da passagem por barris, pois como os outros, fica no mínimo 14 meses, mas agora, 50% deles são novos. Muita fruta, algo de açucarado(rapadura), sutil mentolado, em boca confirma as frutas, com algo de doce de figo, chocolate, taninos presentes e ótimos, boa acidez, foi o meu vinho preferido!
-Decero Remolinos Vineyards Amano 2008, corte de Malbec(64%); Cab Sauvig(30%); Petit Verdot(4%) e Tannat. Álcool de 14,5%, passa 20 meses em barris de carvalho francês novos e 12 meses descansa em garrafa.No olfato nos mostra as frutas doces, coco no início depois baunilha mostra o tempo em carvalho. Em boca, doce, equilibrado, lembra doce de leite, toque floral no retrolfato.
Harmonizados com a carne servida no L’Entrecôte de Paris, gostei da harmonização do Petit Verdot e do Malbec.
A Finca Decero é trazida ao Brasil pela Ana Import.
http://www.anaimport.com.br/

Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: