quinta-feira, 31 de março de 2011

Dunamis Vinhos e Vinhedos apresenta o Ser 2010, corte de Sauvig Blanc e Chardonnay


Meninas e meninos,

Faz algum tempo que recebi para degustar, os vinhos da Dunamis, uma empresa bem nova no campo da vitivinicultura, situada na ótima região da Campanha Gaúcha, mais precisamente em Dom Pedrito.

Nova, porém cercada de toda a excelência, em tecnologia e em material humano.

Como ainda não há a distribuição destes vinhos para São Paulo, esperei algum tempo para publicar minhas impressões sobre o Ser, aliás, lote 001, o outro vinho, o Cor, corte de Cabernet Sauvig e Merlot, fica para depois.

Cor bem clara, um palha, brilhante e límpido, e ao menos nesta amostra degustada, um toque de gás, as famosas agulhinhas, que sumiram em pouco tempo, não sem antes eu degustar, para ver em boca como se comportavam, e elas sempre ajudam na acidez, pois impressionam as papilas. Aromas mais florais que frutados, apesar dos cítricos evidentes. Sutil mineral, em boca confirma florais(mel) certa baunilha( não obtive a certeza de passagem por madeira, ao menos do Chardonnay, que é mais usual), corpo médio a leve, persistência boa e com boa acidez.

As bolhinhas somem rapidamente com o descanso em taça, e o mineral, em maior evidencia, vem acompanhado de toques herbáceos, os cítricos continuam comportados, o floral permanece dando até a sensação de certo dulçor na ponta da língua, 11,5% de álcool; ALVISSÁRAS, que bom encontrar um vinho menos alcoólico!

Bom para entradas e canapés, peixes mais delicados, massas com molhos comportados à base de lácteos.

Como sempre faço quando degusto, mesmo sem saber como seria o vinho, mas pensando nas uvas que o compõe, aproveitei e fiz uma massa com camarões e salmão ao alho e óleo, sem exagerar no alho e no azeite, já que o álcool e bem comportado.

Ficou muito bom, acreditem.

Sou admirador dos vinhos Brasileiros, estão crescendo em qualidade, e creio que daqui por diante, vamos ouvir falar muito nesta nova vinícola, pois para os vinhos, o mercado de São Paulo é muito importante, e em breve espero ter os vinhos Dunamis circulando por aqui, quem sabe até com um Tannat, que se dá muito bem na Campanha.

Dunamis Vinhos e Vinhedos


Até o próximo brinde!


Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Unknown disse...

Mestre Álvaro!

Também gostei muito dos vinhos da Dunamis. Se a produção e distribuições aumentarem tem tudo para dar samba e fazer um sucesso danado!

Aproveito e te passo minhas impressões sobre o SER e o COR:

Ser -> http://www.enoleigos.com.br/2011/02/dunamis-ser-chardonnay-sauvignon-blanc.html

Cor -> http://www.enoleigos.com.br/2011/01/dunamis-cor-2008-merlot-cabernet.html

Forte abraço e até mais tarde!

Gustavo

Álvaro Cézar Galvão disse...

Valeu Gustavo, obrigado pela intertividade
Abraços de luz