sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mais uma boa novidade da Expovinis 2011



Meninas e meninos,
Terminou ontem a Expovinis, a maior feira de vinhos da América Latina, e que este ano, finalmente colocou à venda com preços promocionais, alguns dos vinhos lá expostos.
A Exponor está de parabéns pela iniciativa.

Ainda falando dos vinhos Brasileiros, assunto, aliás, que prezo muito, encontrei-me com os proprietários da Guatambu Estância do Vinho.
Já havia tomado conhecimentos dos vinhos desta vinícola de São Pedrito, extremo sul do RS, quando ano passado, como jurado da V Avaliação Internacional de Vinhos, vi a premiação de um dos vinhos da vinícola, o Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon 2009, ser agraciado com a medalha de prata.
Desta vez, vou falar um pouco do vinho branco Ecos do Pampa Sauvignon Blanc 2010.
Distinto de outros Sauvig Blanc, até porque é resultado de uvas cujo clone desta uva é diferente, me agradou muito.
Aromas que não me remeteram ao herbáceo, comum neta cepa, aquele aspargo quase dominante nestes vinhos, e nem tampouco o maracujá que também aparece nos outros.
Este é bem floral(flores do campo), frutas brancas como maçã verde, algo de goiaba, cítricos como o limão Siciliano, ligeira especiaria e sutil mineral.
Vinhos com 12,5% de álcool, agradável para se degustar solo ou em harmonizações mais leves, combinando com o corpo deste vinho.
Persistente e longo em boca, confirma as frutas cítricas, ótima acidez, nada de amargor final que por vezes os herbáceos provocam, sutil amanteigado(creio que possa ter tido sua fermentação em barris) vinho muito gostoso e fácil de beber.
Que tal experimentar este vinho com um Linguado no papelote com poucas especiarias, ou mesmo uma massa com molhos simples como o branco e frutos do mar, em especial os camarões levemente passados em alho e feitos ao vapor?
Gosto de ver que a vitivinicultura Brasileira está progredindo, apresentando cada vez mais bons produtos.
Estância Guatambu
http://www.estanciaguatambu.com.br

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Janice Prado Fotografia disse...

Também ainda não tinha tido o prazer de experimentar o Ecos do Pampa, Sauvignon Blanc, muito saboroso.
Um vinho fácil e bastante aromático.
Eu como brasileira fico muito feliz de ver vinícolas brasileiras crescendo em qualidade e responsabilidade na hora de fazer um bom vinho.
Aproveito para parabenizar o blog, muito legal o teu trabalho!
Abç

Álvaro Cézar Galvão disse...

Quem agradece sou eu Janice.
Continue a ler sobre os vinhos Brasileiros aqui.
Obrigado.
Beijos de luz
Álvaro Cézar Galvão