segunda-feira, 24 de maio de 2010

24 DE MAIO: DIA NACIONAL DO CAFÉ


Meninas e meninos,
Desde há muito, venho publicando matérias e artigos sobre esta bebida deliciosa, o CAFÉ, tão nossa conhecida, que parece um parente próximo.
Desde o ano de 575, quando reza a lenda, que o pastor de cabras Kaldi, percebeu uma mudança de comportamento em seus animais após comerem algumas frutinhas, que nada mais eram que os frutos do cafeeiro, até os dias de hoje, o café vem sendo cada vez mais consumido no mundo e no Brasil.
Devemos em breve alcançar o posto de maior mercado consumidor desta bebida, isto será um fato inédito, pois o Brasil é um dos maiores, senão o maior produtor de café.
Com o passar do tempo, as pessoas têm-se acostumado a procurar cada vez mais qualidade nesta bebida, fazendo com que prefiram alguns o espresso, seja ele em máquinas profissionais em cafeterias, ou em casa, em máquinas de uso pessoal, outros o tradicional de coador, seja ele de pano ou papel filtro, outros ainda o cafezinho tirado nas cafeteiras tipo Bialetti. Não importa, o que realmente vemos além do incremento do consumo por bebidas especiais, é o interesse em procurar conhecimento sobre o café.
Até os médicos, que há bem pouco tempo vilanizavam esta bebidas, hoje reconhecem suas propriedades, principalmente ligadas aos polifenóis, anti-radicais poderosos.
Vejam o que meu amigo Ensei Neto diz: ” Apenas para lembrar: originalmente a palavra “café” em árabe significa “vinho”. E como tal, hoje, seu mercado caminha para um refinamento como ocorreu com o do vinho há 25 anos atrás. Vemos hoje uma clara preocupação em identificar as origens e suas características sensoriais, pois o café é influenciado diretamente pelas condições geográficas, é um Produto de Terroir por excelência!”!

Seja como for, procure seu tipo de café preferencial, e desfrute desta bebida.
Parabéns ao Café Brasileiro de qualidade!
Na foto, enviada pela minha amiga Cristina do Aleliê do Café, um cafeeiro em plena florada, a coisa mais linda, e que em minha opinião serve bem para ilustrar este post.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: