quarta-feira, 26 de maio de 2010

Gastronomia sempre motiva, e locomove-GASTROMOTIVA


Meninas e meninos,
Estive a convite da GASTROMOTIVA, cuja missão é formar jovens para ingressarem no mercado de trabalho, através do estudo e da prática da gastronomia, assim como apoiar o desenvolvimento de negócios sociais gastronômicos, para uma apresentação oficial, digamos assim, já que a mesma, agora se acha em condições de vôos mais altos, pois já completou 4 turmas de formandos, aparou as arestas, cresceu, e com a demanda em alta, precisa crescer também.
A Gastromotiva pretende se tornar um centro de referência em capacitação social e empreendedora na área de serviços e hospitalidade, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico e multiplicando possibilidades de impacto e integração social em comunidades.
Oportunidades também nascem na cozinha
Valor Social e Alta Qualidade em serviços e produtos norteiam a Incubadora Social Gastromotiva, pois jovens aprendem o ofício de auxiliar de cozinha com base na gastronomia regional brasileira. Manipulação de utensílios, técnicas de cocção, molhos básicos e receitas tradicionais estão entre os temas abordados. O curso também dá noções de salão, como serviço de mesa, bar e postura profissional para receber e servir.
Desde que conheci o projeto, o nome GASTROMOTIVA, me soa tão forte, poderoso, inteligente e esclarecedor, que sempre me encanta, como é belo ver nomes que traduzem por si, o fim a que se destinam.
Em 2005, o chefe David Hertz criou esta Incubadora Social, com o objetivo de investir na educação de cidadãos através do Bufê Escola Gastromotiva, capacitando-os para o mercado de trabalho e incentivando-os a abrir negócios gastronômicos em comunidades. A Gastromotiva acredita que pode motivar essas pessoas a transformarem suas realidades, utilizando a gastronomia como ferramenta.
Em 2008 a organização recebeu o prêmio “Melhores da Gastronomia” - Categoria responsabilidade social na alimentação - da Revista Prazeres da Mesa, uma das mais importantes publicações brasileiras do segmento. Em novembro do mesmo ano, a Gastromotiva foi uma das organizações contempladas pelos recursos gerados pelo Jantar do Século, um jantar beneficente feito pelo chefe número 1 do mundo, o espanhol Ferran Adriá, e outros 15 chefes espanhóis, além do brasileiro Alex Atala.
O Bufê Escola Gastromotiva é o negócio social da organização que serve como treinamento e oportunidade de emprego na área gastronômica. Atende eventos empresariais e também festas sociais como casamentos, aniversários, etc. Além de oferecer três tipos de cardápios: orgânico, tradicional e inovador, o Bufê conta com uma linha própria de utensílios para serviço criados em parceria com a designer Rachel Hoshino.

O Bufê Escola é coordenado pela primeira aprendiz da organização, a jovem Urideia Andrade, que teve sua história de vida retratada na exposição Conquistando Sonhos na ONU sobre as Metas do Milênio em 2005. Reebok, Banco ING, Trumpf Maquinas, Editora Globo, Cinesesc e Banco do Brasil são alguns dos clientes parceiros da Gastromotiva. Em 2009 o Bufê escola iniciou suas atividades fazendo o brunch para imprensa na São Paulo Fashion Week, um evento para 600 pessoas.
A incubadora social conta com o fundamental apoio de empresas e organizações do terceiro setor para a realização de suas atividades. Colaboram: Artemisia Brasil, Dako Eletrodomésticos, Reebok e Instituto Papel Solidário.
São tantas as pessoas que ajudam, se envolvem e se dedicam, que neste espaço, não caberia citá-las todas, até porque, o motivo principal é contribuir com sua parte de cidadão responsável, mas creiam-me: SÓ FALTA VOCÊ!
Gastromotiva
gastromotiva@gastromotiva.org
11 2924-0301.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: