segunda-feira, 10 de maio de 2010

PIRASSUNUNGA LANÇA A CACHAÇA CAMBRAIA - SUA PRIMEIRA CACHAÇA ARTESANAL


Meninas e meninos,
Saindo um pouco dos vinhos, que nestas duas últimas semanas, foram de muitas provas, tenho que falar sobre uma nova cachaça que foi lançada no mercado.
Dentre outros amigos, tive a felicidade de estar com duas queridas, eficientes e lindas jornalistas da área, minhas amigas Mônica Mortara e Bia Marques.
Além disso, pude rever em plena atividade as não menos queridas, eficientes e lindas Arlene, Malu e Gisele, que assessoram a Indústria de Bebidas Pirassununga, responsável pela cachaça artesanal CAMBRAIA.
Nosso encontro foi no restaurante do amigo Luis Marsaioli, o Pobre Juan.
Devem estar pensando que sou amigo de todo o mundo, mas que fazer? Sou sim, e gosto de dizer que sou, faço questão de mostrar as qualidades deles.
Voltando à cachaça, a Pirassununga após 90 anos, a serem completados em 2001, faz sua primeira aposta no mercado de bebidas Premium.
Sempre gostei e digo a todos que minha cachaça preferida é a não envelhecida, ou muito envelhecida, pois ela ganha propriedades aromáticas e gustativas dos cascos que a acolheram, mas a Cambraia, tem duas possibilidades: Uma a que passa por madeira 1 ano, a Premium, e outra que fica 3 anos a Extra Premium.
Em ambas, não se vêm prejudicados os atributos olfato gustativos, pela passagem por madeira.
A Cachaça Cambraia é um blend de cachaças de alambique criado pela Pirassununga e trabalhado meticulosamente na sede da empresa, no Interior de São Paulo. Sua fabricação segue os mais altos padrões internacionais de envelhecimento de bebidas que consideram “envelhecida” a bebida mantida pelo menos 1 ano em barris de carvalho.
No caso da Cachaça Cambraia, 100% envelhecida, o envelhecimento se dá em barris de apenas 250 litros, por períodos de 1 e de 3 anos.
A Cachaça Cambraia é elaborada apenas com o “corpo” a parte mais nobre da destilação de alambique, e envelhecida em barris de carvalho francês.
O nome cambraia faz referência ao fino tecido importado da França e muito usado no vestuário dos homens mais elegantes do início do século passado, numa associação à maciez e ao sabor suave da Cachaça Cambraia. Aliás, foi naquela época que o termo “cambraia” começou a ser usado como sinônimo de cachaça, especialmente pelos senhores de engenho, justamente para ressaltar a nobreza do líquido resultante da destilação.

Segundo Carolina de Tommaso Harley, diretora de marketing, o lançamento de um produto tão refinado como a Cachaça Cambraia faz parte da estratégia da Pirassununga, que é apostar em uma legítima cachaça brasileira de alambique e colocar seu nome no mundo, pois já está fechando contratos de exportação para países como Estados Unidos, Suíça e Israel.
Carolina conta que para atingir o elevado grau de qualidade da Cachaça Cambraia foi necessário um importante investimento na modernização da empresa, tudo para garantir a qualidade de seus produtos. “Optamos por investir em tecnologia nos últimos anos, tendo por objetivo atingir este grau de excelência”, afirma. Outra questão importante levantada por ela é a sustentabilidade. “Sabemos que a indústria de bebidas é uma das que mais utilizam água no processo de produção. Nossa empresa está de tal modo estruturada que toda a água que utilizamos é tratada e devolvida potável ao meio ambiente. Nosso sistema de manejo é complexo e também beneficia empresas de outros setores, por exemplo, o de adubos orgânicos”.

Para completar, digo que a harmonização da Cambraia, para mim, foi perfeita quando a famosa farofa da casa se une com a 1 ano e a carne suculenta, ao ponto, com a 3anos.
Cachaça Cambraia
19 3561-5433
www. cachaca21.com.br
sac@cachaca21.com.br
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Anônimo disse...

Antes de mais nada parabêns pelo blog, gastronomia é de interece de todos,Já trabalhei na Pirasununga e venhor dar testemunho dos trabalhos realizados por está empresa,o comprometimento com o meio ambiente e o compromisso com novas tecnologias e investimentos em capacitação de pessoal para garantir a qualidade do produto é um referêncial,"Parabêns IBP pela Cambraia Parabêns Carolina pela excelente Gestão" EngºRodrigo Guinther.

Álvaro Cézar Galvão disse...

Rodrigo, muito obrigado por interagir com o blog, e atestar para os leitores, que não é sem razão que se alcançam qualidade e tecnologia de produção.
Gosto das cachaças com menos barril, por se prestarem mais facilmente à harmonizações, e por não mascararem com o adocicado de determinadas madeiras, o paladar.
Continue vendo o blog, que suas opiniões além de técnicas, são úteis para o andamento das matérias
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão