quinta-feira, 13 de maio de 2010

Susana Balbo e a linha Zohar desvendando nosso potencial.


Meninas e meninos,
Quando recebi o convite para estar em almoço junto a uma das enólogas mais respeitadas da Argentina, a Susana Balbo da Domínio Del Plata, fiquei em grande expectativa para ver e degustar suas novidades enológicas.
Mais intrigante e árdua tarefa, foi a proposta por ela, que nós, presentes neste almoço, fizéssemos um corte com seus vinhos Merlot Altamira; Malbecs Altamira e Los Arboles; Cab Sauvignon Agrelo e Bonarda, mas isto falo daqui um pouco.
Nos foi apresentada a linha Zohar, cujo nome de origem no aramaico, significa esplendor, e pode ser traduzido como a descoberta de nosso eu interior e nosso potencial inserido na ordem cósmica. E acreditem, descobri o Zohar no Torrontés!
Degustamos o Zohar Torrontés, que me encantou por não apresentar o amargor final de boca, característico da cepa, e que na explicação de Susana, é devido à luminosidade não tão marcada de Cafayate, e o Syrah/Bonarda, ambos para uma proposta que deve ser para que os restaurantes possam trabalhar com bons vinhos a custos mais compensadores.
O local escolhido pelos promotores do encontro, a CH2A, sempre eficiente, e a Cantu, que o que importa, importa para você, foi o Allez Allez do amigo Luiz Emanuel.
Degustamos também o Susana Balbo Malbec, o ótimo Benmarco Expressivo, que tem um corte de 60% Malbec; 10% Tannat; 10% Cab Sauvig; 10% Syrah e 10% Petit Verdot e o doce Virtuoso, 100% Malbec.
O cardápio ótimo, teve um ponto alto, diria até tão alto quanto os muitos metros(1000) acima do nível do mar de alguns vinhedos da Suzana: o VICHISSOISE, que foi servido de entrada e que harmonizou-se de maneira brilhante com o Zohar Torrontés.
Isto posto, eu particularmente, mal podia esperar pela experiência de mais uma vez ser enólogo por alguns minutos.
Fiz um corte sozinho e outro com toda a mesa na qual sentara, recheada de amigos: não fui o escolhido, mas fica aqui a receita do corte que fiz só, pois o outro não fiquei com a fórmula, para quem sabe a Susana fazê-lo mais aprimorado e colocar o nome, já que o amigoThiago da Cantu, achou o de melhor aroma:
BenAlvaro Q-Expressivo (quase Expressivo)!

Merlot Altamira 5% (o melhor em aromas em minha opinião)
Malbec Altamira 20% (frutado e boa maciez em boca)
Malbec los Arboles 10% (por causa dos tostados)
Cab Sauvignon 50% (pelo conjunto nariz/boca, estrutura e bons taninos)
Bonarda 15% (pelo floral e mineral, e também pela ótima acidez)

Crédito da foto René Martins

Allez Allez Restaurant
Cantu
http://www.cantu.com.br/
Dominio Del Plata
http://www.dominiodelplata.ar/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

2 comentários:

Tiago Lopes disse...

FANTASTICO BLOG MUITOS PARABENS...AQUELE ABRAÇO

Álvaro Cézar Galvão disse...

Tiago, obrigado
Abraços de luz
Álvaro Cézar Galvão