terça-feira, 11 de maio de 2010

ARACURI COLLECTOR CABERNET SAUVIGNON 2008 É BRASILEIRO!


Meninas e meninos,
Quando ano passado conheci e provei o Aracuri Cabernet Sauvignon 2007 da vinícola Homônima –vejam Divino Guia - O Blog do Engenheiro Que Virou Vinho: ARACURI Cabernet Sauvignon 2007-Você precisa conhecer.#links
fiquei encantado como um vinho tão expressivo e sem passagem por madeira, o que me levou a perguntar na época ao Cristiano Zorzan, enólogo da Aracuri, se não tinham um vinho com estágio em barril.
Este me disse à época que aguardasse, pois ainda estava em teste e descanso, uma nova safra do Cabernet Sauvignon, 2008, que depois me avisaria sobre ele.
Pois bem, pouco antes da Expovins, onde a Aracuri se fez presente, o Cristiano já me avisava que era chegada a hora de se provar o Aracuri Collector 2008.
Degustei-o na feira, mas gentilmente o Abílio, da Vale do Vinho, e que é o distribuidor deste e de outros belos vinhos Brasileiros, me cedeu um exemplar para minha degustação mais tranqüila pós feira. Bem, ei-lo aqui descrito:

ARACURI COLLECTOR CABERNET SAUVIGNON 2008
13,5% de álcool, passando 12 meses por barril e 6 meses em garrafa. Campos de Cima da Serra – RS - Brasil
Elaborado com uvas de vinhedos próprios, localizado em uma região fria, município de Muitos Capões, a 960 m de altitude. A elevada altitude prolonga a fase de maturação, favorecendo a produção de pigmentos e aromas. O sistema de condução é em espaldeira, com produtividade baixa de 8 toneladas/ha. A colheita foi manual, com seleção de cachos. A vinificação foi a tradicional, porém somente com desengaçe das uvas, com adição de leveduras selecionadas e fermentação com temperatura controlada em torno dos 26ºC. Tempo de contato com as cascas até o término da fermentação alcoólica (cerca de 10 dias).
Cor Rubi com laivos violáceos, brilhante e nada transparente, mas límpido.
Aromas de frutas vermelhas maduras predominam, aparecem toques florais e da madeira sutil. Após algum tempo, abre com especiarias, creio que cravo e também aparece o chocolate.
Boa acidez, confirmando as frutas em boca, com boa persistência, com álcool e taninos integrados. Retro olfato com floral e frutas, também aparecem especiarias e chocolate, demonstrando complexidade olfativa e gustativa.
Degustei-o com queijo parmesão e ficou muito bom.
Vale do Vinho
http://www.valedovinho.com.br/
http://www.aracuri.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: