quarta-feira, 5 de maio de 2010

O Sudoeste francês com o Jurançon AOC da Cave Jado


Meninas e meninos,
Ainda falando da ExpoVinhoff, degustei uma novidade, o Damaine Nigri, recém chegada à Cave Jado, do sudoeste francês, que é o Jurançon, um excelente vinho de sobremesa, e que precisa ser conhecido de vocês.
As uvas, permitidas são: petit Manseng, gros Manseng, Courbu Branco, Lasseube camaralet e Lauzet, sendo elas um tanto atacadas pela botrytis, muito florais e resultando em vinhos secos e de sobremesa muito apreciados. Confesso nunca ter degustado um vinho com as uvas Lausseub e Lauzet, não ao menos que tenha sabido!
No nosso caso, o Domaine Nigri, é doce, mas com acidez suficiente para não deixá-lo enjoativo como é dever dos vinhos de sobremesa, principalmente este que tem 12,5% de álcool.
Um floral intenso e amendoados, exalam da taça.
Mel em abundância, seguido de passas e tostados leves das amêndoas, também em boca e o frescor da acidez presente, com um certo cítrico daqueles palitinhos de limão cristalizado com açúcar que são para serem servidos com o cafezinho.
Ótimo com salgados tipo queijos de mofo azul, foie gras, queijos mais ácidos, tortas de amêndoas e de limão, sorvetes de baunilha e chocolates.
É um vinho que se serve mais geladinho, por volta dos 7º a 10º.
Domaine Nigri Jurançon AOC
Uvas: colhidas manualmente
60% gros Manseng, vinficada e maturada em cubas de inox.
40% petit Manseng, vinficada e maturada em toneis de carvalho.
Cave Jado
http://www.cavejado.com.br/

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Um comentário:

La Cave Jado disse...

Obrigada caro Álvaro,
estamos organizando uma degustação desse vinho no próximo sábado na Cave com foie gras ! esperamos te ver, beijo, Dorothée